Quem Somos - NaPerifa
T1.jpg
Coquevídeo

O Coquevídeo - Formação e Experimentação Audiovisual no Coque é fruto de uma articulação que desde 2006 desenvolve diversas ações em prol da consolidação de um campo de produção de arte e comunicação na comunidade do Coque.


Frente a uma narrativa hegemônica que lê o Coque como “morada da morte” e que oculta toda sua diversidade e sua produção de arte e conhecimento, incentivar o olhar que vem de dentro da comunidade e as produções artísticas das moradoras e moradores, é fazer nascer um Coque desconhecido por muitos, mas latente nos afetos de quem vive e se forma dentro dele.


Se produzir imagens é mobilizar afetos, construir discursos, confirmar “verdades” e consolidar imaginários sociais, identitários e políticos, então é muito perigoso e infértil que essa ferramenta potente continue concentrada em tão poucas mãos. A democratização da produção audiovisual no Brasil é inadiável, e para atingi-la necessitamos de políticas públicas e ações concretas e duradouras que abram esse espaço para que seja ocupado de forma plural e diversa.


Foi entendendo a urgência de impulsionar a formação e difusão de novos olhares de dentro da periferia para o mundo, que em 2019 começamos um curso de formação audiovisual para a juventude do Coque.  O projeto foi aprovado pelo 11º Edital do Funcultura Audiovisual, e durante um ano, foi incentivado pelo mesmo.


Foram inúmeros encontros, oficinas, exercícios audiovisuais e produções realizadas. Até agora, o Coquevídeo mobilizou ao menos 25 jovens da comunidade a pensarem, experimentarem e criarem obras audiovisuais. Exploramos inúmeras possibilidades que essa arte proporciona, partindo dos repertórios e inquietações que compõe a experiência de cada um(a) e do repertório que criamos juntes, em diálogo com a comunidade, a cidade e o mundo.


Nossa experiência tem sido tão rica e apresentado resultados tão potentes que concluímos que, com ou sem incentivo, o projeto não pode parar. Seguimos, apesar de tudo, nos reiventando.

NaPerifa

Somos uma plataforma digital de construção e visibilização de conteúdos. NaPerifa surge a partir da articulação entre sujeitos  e coletivos interessados em pesquisar e produzir desde de uma perspectiva periférica. O portal pretende se colocar enquanto espaço de veiculação e acervo de textos, imagens, vídeos e pesquisas que partam de um olhar periférico - em sentido amplo - produzidos pelos seus integrantes e colaboradorxs. 

 

NaPerifa se propõe a ser, ela mesma, agenciadora de ações e produções tais como notícias, editais, ações de educação e comunicação popular e de intervenções políticas e culturais. O surgimento dessa plataforma remonta às ações, produções e afetações das redes Coque Vive e Coque (R)existe e, portanto, tem no Coque, comunidade localizada na região central do Recife, uma territorialidade. 

 

Como sua ação inaugural, aporta a série de vídeos e ensaios fotográficos fruto da convocatória “Narrativas Periféricas do Fim Desse Mundo”, uma parceria do Coquevídeo com o Instituto Moreira Salles com recursos do programa IMS Convida.

© 2020 por Coquevídeo                                                      coquevideo@gmail.com